Programa já castrou 190 cães e gatos em Braço do Norte
Matéria via DS / Postado dia 10-08-2018

A prefeitura de Braço do Norte, através da secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo desde novembro do ano passado um programa de castração e microchipagem de cães e gatos.

O programa, realizado pela primeira vez no município, através de um termo de cooperação com o Unibave, já castrou e microchipou 171 cães e 19 gatos, totalizando 190 animais. Outros 141 cães e 46 gatos já estão cadastrados para a castração.

De acordo com o secretário de Agricultura Adir Engel, a castração e microchipagem é prioritária para pessoas com baixa renda, associações e cuidadores de animais de rua. “Para realizar o cadastro, basta se dirigir até a secretaria de Agricultura, com um comprovante de residência e o cartão cidadão. Porém, devido à grande procura, os cadastros estão sendo encerrados”. 

Conforme o prefeito Beto Kuerten Marcelino, o programa foi uma reivindicação de cuidadores de animais que, preocupados com o abandono, viram nele uma alternativa. “No ano passado, tivemos reuniões no gabinete sobre o assunto, e nos comprometemos a encontrar uma maneira, dentro da legalidade, para auxiliar nesta questão, e este jeito foi o termo de cooperação com o Unibave”, explicou.

Segundo Beto, este é um primeiro passo para a resolução do problema de abandono de animais. “As pessoas também precisam ter consciência: não abandonar os animais de estimação; cuidar para que não haja reprodução indiscriminada; e fazer a adoção responsável, através de associações e Ongs”, completou.

De acordo com a American Humane Association, um casal de cães pode originar, em dez anos, em sucessivas gerações, mais de 80 mil animais, sendo duas crias por ano e de dois a oito filhotes por cria.



Veja Também
Vasco demite Jorginho após apenas dez partidas
Hercílio Luz terá escolinha de futebol em Capivari

Com a intenção de fortalecer as categorias de base no ano do centenário, o Hercílio Luz oficializou ontem sua primeira escolinha de futebol fora de Tubarão. Ela ficará em Capivari de Baixo, e faz parte de um projeto que pretende levar escolinhas a todas as cidades da região.

O Núcleo Capivari de Baixo, como é chamado pelo clube, funcionará junto da Kapiva Soccer. A empresa é de propriedade da família Stang, e já tem uma escolinha para meninos com idade entre seis e 14 anos em funcionamento há quatro anos. A coordenação e administração são feitas por Ricardo e Lucas Stang.

Com a parceria com o clube de Tubarão, a intenção é que os meninos tenham uma oportunidade a mais, passando a integrar, depois, o time Sub-15 do Hercílio Luz.

De acordo com a diretoria, o projeto é o primeiro passo para o novo ciclo do Hercílio Luz, que quer investir forte nas bases e tornar o clube e a região uma referência na formação de atletas. O treinador do time será o professor Muriel Foizer. 

Para marcar a oficialização da Escolinha Hercílio Luz FC - Núcleo Capivari de Baixo, um jogo amistoso será realizado no dia 18 de agosto, às 11h. Ainda neste ano, a meta é abrir outros núcleos na Amurel. Neste primeiro momento, Pescaria Brava, Gravatal e Laguna são possibilidades.

Criada a semana de humanização do parto
Tubarão Futsal joga hoje com o Concordia