Programa já castrou 190 cães e gatos em Braço do Norte
Matéria via DS / Postado dia 10-08-2018

A prefeitura de Braço do Norte, através da secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo desde novembro do ano passado um programa de castração e microchipagem de cães e gatos.

O programa, realizado pela primeira vez no município, através de um termo de cooperação com o Unibave, já castrou e microchipou 171 cães e 19 gatos, totalizando 190 animais. Outros 141 cães e 46 gatos já estão cadastrados para a castração.

De acordo com o secretário de Agricultura Adir Engel, a castração e microchipagem é prioritária para pessoas com baixa renda, associações e cuidadores de animais de rua. “Para realizar o cadastro, basta se dirigir até a secretaria de Agricultura, com um comprovante de residência e o cartão cidadão. Porém, devido à grande procura, os cadastros estão sendo encerrados”. 

Conforme o prefeito Beto Kuerten Marcelino, o programa foi uma reivindicação de cuidadores de animais que, preocupados com o abandono, viram nele uma alternativa. “No ano passado, tivemos reuniões no gabinete sobre o assunto, e nos comprometemos a encontrar uma maneira, dentro da legalidade, para auxiliar nesta questão, e este jeito foi o termo de cooperação com o Unibave”, explicou.

Segundo Beto, este é um primeiro passo para a resolução do problema de abandono de animais. “As pessoas também precisam ter consciência: não abandonar os animais de estimação; cuidar para que não haja reprodução indiscriminada; e fazer a adoção responsável, através de associações e Ongs”, completou.

De acordo com a American Humane Association, um casal de cães pode originar, em dez anos, em sucessivas gerações, mais de 80 mil animais, sendo duas crias por ano e de dois a oito filhotes por cria.



Veja Também
Florianópolis Justiça decreta prisão de mulher suspeita de matar marido coronel da PM
Família de brasileiros mortos no Chile pretende fazer velório coletivo em SC
Previsão Tempo fica instável com aberturas de sol e nuvens nesta sexta-feira em SC
Reta final do Estadual serve de inspiração para time