HNSC é referência em cirurgias
Matéria via DS / Postado dia 11-07-2018

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Tubarão é referência para o Ministério da Saúde no atendimento de alta complexidade em cirurgia vascular e no serviço de assistência de alta complexidade em procedimentos de cardiologia intervencionista. São mais de duas mil cirurgias cardíacas realizadas na instituição desde 2007 e 120 consultas cardiológicas por mês.

Nas últimas décadas, o desenvolvimento de procedimentos minimamente invasivos ganhou força. Por meio de equipamentos modernos e sem a necessidade de grandes incisões, esse tipo de cirurgia reduz o risco de complicações e acelera o processo de recuperação.

Utilizada em diversas especialidades médicas, a técnica já vem sendo empregada no Hospital Nossa Senhora da Conceição há anos. Um exemplo é a cirurgia cardíaca por vídeo, realizada desde 2011 na instituição. 

O procedimento é feito com o auxílio de microcâmeras, para que o médico consiga visualizar o interior do corpo sem precisar fazer grandes incisões. Até hoje, dez videocirurgias cardíacas já foram realizadas na unidade de saúde. 

A técnica de videocirurgia também está presente na ortopedia, procedimentos de obesidade, otorrinolaringologia, como nas sinusectomias (cirurgias da sinusite) e pólipos nasais (tumores benignos que causam obstrução nasal), entre outras. 

“O HNSC conta com equipe especializada e equipamentos de ponta à disposição dos pacientes”, destaca a direção do hospital.

Instituto do Coração

Recentemente, o HNSC inaugurou o Instituto do Coração, um ambulatório exclusivo para os cuidados do coração. No local são oferecidas consultas com especialistas em cardiologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, cirurgia cardíaca e procedimentos intervencionistas. Além disso, o instituto oferece também check-up cardiológico básico e completo.



Veja Também
Vasco demite Jorginho após apenas dez partidas
Hercílio Luz terá escolinha de futebol em Capivari

Com a intenção de fortalecer as categorias de base no ano do centenário, o Hercílio Luz oficializou ontem sua primeira escolinha de futebol fora de Tubarão. Ela ficará em Capivari de Baixo, e faz parte de um projeto que pretende levar escolinhas a todas as cidades da região.

O Núcleo Capivari de Baixo, como é chamado pelo clube, funcionará junto da Kapiva Soccer. A empresa é de propriedade da família Stang, e já tem uma escolinha para meninos com idade entre seis e 14 anos em funcionamento há quatro anos. A coordenação e administração são feitas por Ricardo e Lucas Stang.

Com a parceria com o clube de Tubarão, a intenção é que os meninos tenham uma oportunidade a mais, passando a integrar, depois, o time Sub-15 do Hercílio Luz.

De acordo com a diretoria, o projeto é o primeiro passo para o novo ciclo do Hercílio Luz, que quer investir forte nas bases e tornar o clube e a região uma referência na formação de atletas. O treinador do time será o professor Muriel Foizer. 

Para marcar a oficialização da Escolinha Hercílio Luz FC - Núcleo Capivari de Baixo, um jogo amistoso será realizado no dia 18 de agosto, às 11h. Ainda neste ano, a meta é abrir outros núcleos na Amurel. Neste primeiro momento, Pescaria Brava, Gravatal e Laguna são possibilidades.

Criada a semana de humanização do parto
Tubarão Futsal joga hoje com o Concordia