HNSC é referência em cirurgias
Matéria via DS / Postado dia 11-07-2018

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Tubarão é referência para o Ministério da Saúde no atendimento de alta complexidade em cirurgia vascular e no serviço de assistência de alta complexidade em procedimentos de cardiologia intervencionista. São mais de duas mil cirurgias cardíacas realizadas na instituição desde 2007 e 120 consultas cardiológicas por mês.

Nas últimas décadas, o desenvolvimento de procedimentos minimamente invasivos ganhou força. Por meio de equipamentos modernos e sem a necessidade de grandes incisões, esse tipo de cirurgia reduz o risco de complicações e acelera o processo de recuperação.

Utilizada em diversas especialidades médicas, a técnica já vem sendo empregada no Hospital Nossa Senhora da Conceição há anos. Um exemplo é a cirurgia cardíaca por vídeo, realizada desde 2011 na instituição. 

O procedimento é feito com o auxílio de microcâmeras, para que o médico consiga visualizar o interior do corpo sem precisar fazer grandes incisões. Até hoje, dez videocirurgias cardíacas já foram realizadas na unidade de saúde. 

A técnica de videocirurgia também está presente na ortopedia, procedimentos de obesidade, otorrinolaringologia, como nas sinusectomias (cirurgias da sinusite) e pólipos nasais (tumores benignos que causam obstrução nasal), entre outras. 

“O HNSC conta com equipe especializada e equipamentos de ponta à disposição dos pacientes”, destaca a direção do hospital.

Instituto do Coração

Recentemente, o HNSC inaugurou o Instituto do Coração, um ambulatório exclusivo para os cuidados do coração. No local são oferecidas consultas com especialistas em cardiologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, cirurgia cardíaca e procedimentos intervencionistas. Além disso, o instituto oferece também check-up cardiológico básico e completo.



Veja Também
Incêndio atinge empresa de Orleans

Um incêndio em uma empresa de Orleans mobilizou bombeiros da região. O fogo teve início na manhã de ontem. Inicialmente, diversas guarnições foram acionadas, pois o incêndio seria de grandes proporções. Então, se deslocaram a Orleans apoios de Tubarão, Urussanga, Braço do Norte e Criciúma.

O fogo não chegou a se espalhar como o previsto, e por isso não foi necessário o uso de todo o apoio. Dois caminhões-pipa da própria empresa foram usados para que o fogo não se alastrasse. Conforme informações, as chamas iniciaram no setor de pintura e passaram pelo exaustor, que dá vasão ao cheiro. 

O incêndio começou por volta das 11h, e não houve feridos. Apenas uma parte do telhado do galpão e o próprio exaustor foram danificados. O fogo teria iniciado, conforme os bombeiros, no momento em que o eletricista realizava a retirada da fiação do exaustor. O galpão possui uma área de aproximadamente 792 metros quadrados, e somente 1% foi queimado.

Ladrão invade casa e esfaqueia vítima

Um homem de 30 anos, com diversas passagens policiais, é acusado de esfaquear um morador de Capivari de Baixo. 

O caso aconteceu no final da tarde de ontem, no bairro Santa Lúcia. 

O ladrão tentava furtar objetos da residência quando foi flagrado pelo proprietário. Neste momento, o acusado, em posse de uma faca, desferiu um golpe na vítima. 

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Vandilson Moreira da Silva, o acusado foi preso em flagrante. “O suspeito já havia subtraído alguns objetos da casa, sendo uma máquina de parafusar e um par de chuteiras, quando foi flagrado pelo irmão da vítima”, informa o delegado. 

A vítima, um homem de 42 anos, reagiu à agressão e conseguiu imobilizar o acusado, o amarrou e chamou a Polícia Militar (PM). Após a chegada da PM, o acusado foi levado para a delegacia, e a vítima foi levada ao pronto-socorro de Capivari de Baixo, encaminhada pelo Corpo de Bombeiros. 

Ainda sobre o ladrão, o delegado informa que o acusado possui inúmeras passagens policiais por crimes contra o patrimônio. “Na manhã de hoje (ontem), cometeu um furto a outra residência. Nos últimos dias, vinha tirando a tranquilidade da população”, diz Vandilson. O homem foi preso em flagrante por roubo. No entanto, segundo o delegado, após perícia, poderá responder por latrocínio tentado.

Suspeito de execução é preso em Tubarão

Um jovem de 21 anos, suspeito de participar de uma execução na segunda-feira em um restaurante em São José, na Grande Florianópolis, foi preso no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão.  O suspeito foi detido na BR-101, durante abordagem da polícia. 

Ele foi interceptado com o carro usado no crime e levado para a Central de Plantão Policial de São José, na manhã de ontem, onde foi registrado o flagrante. A prisão aconteceu depois que a PRF recebeu a informação de que o suspeito estava tentando fugir para o Rio Grande do Sul. 

O crime pelo qual o jovem é suspeito foi registrado às 12h25 de segunda-feira, no bairro Campinas. Conforme a Polícia Militar, as vítimas estavam dentro de um restaurante quando um carro passou atirando em frente ao local. Quando os policiais chegaram, um homem de 39 anos já estava morto. Outras quatro vítimas foram levadas ao Hospital Regional São José pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Ainda segundo a PM, o homem que morreu estava almoçando com outro homem, que foi atingido no abdômen. As demais vítimas eram clientes e um funcionário.

Centro de referência: data de inauguração segue indefinida