Multa alerta para redução de acidentes
Matéria via DS / Postado dia 13-06-2018

Preocupada com o alto índice de acidentes, após a campanha de alerta para a fiscalização através de videomonitoramento, a Polícia Militar (PM) de Capivari de Baixo tem flagrado e autuado motoristas que cometem infrações de trânsito na cidade. A medida adotada desde o início de maio tem gerado discussão na cidade. 

Dentre as infrações cometidas e flagradas pelos policiais através das 20 câmeras espalhadas pela cidade estão ultrapassagens irregulares, veículos estacionados em local proibido e carros estacionados em calçadas e na faixa de pedestres. Em flagra feito pela PM, é possível ver crianças seguindo pela pista de rolagem, por não terem espaço para trafegarem na calçada. O motivo: o veículo estava em cima do espaço destinado a pedestres. 

A forma de autuação, de acordo com o comando da PM de Capivari de Baixo, está em conformidade com o Código de Trânsito e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Desde fevereiro é feito alerta sobre a fiscalização. Colocamos placas informando, produzimos material gráfico e 
distribuímos em blitzes educativas”, diz o comandante da PM da cidade, tenente Alan Pereira Wiggers. 

“Procuramos fazer um projeto transparente. Em fevereiro, afixamos 30 placas na cidade alertando que as vias eram fiscalizadas por câmeras. Em março, realizamos a divulgação na imprensa. Em abril, fizemos blitzes educativas, e, em maio, passamos a autuar os motoristas que cometem infrações”, informa o comandante. 

Ainda de acordo com o comandante, Capivari de Baixo teve cerca de 320 acidentes em 2017, 97 deles deixando pessoas feridas. “Já tivemos morte nesse trecho onde as ultrapassagens estão sendo coibidas e até mesmo no Centro da cidade. Os condutores precisam se conscientizar de que é preciso respeitar a lei de trânsito, e que o desrespeito gera consequências (danos materiais, vidas perdidas, pessoas machucadas ou infração de trânsito)”, analisa Wiggers.



Veja Também
Tubarão busca adaptação a gramado sintético
Grupo disputa provas de atletismo

Andriele Raiana Zander, Tayra de Lima Luciano, Ellen Fernandes Anfilóquio, Beatriz Rodrigues Bianco e Morgana Matias da Silva, acompanhadas do professor Jemerson Fernandes, seguem hoje para Bragança Paulista, em São Paulo. O grupo é de São Ludgero e vai disputar o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20. O retorno acontece no dia 25 de junho.

A equipe de São Ludgero disputará a prova dos 100 e 200 metros rasos, salto em distância, salto triplo, salto com vara, salto em altura, revezamento 4x100 e revezamento 4x400. O professor Jemerson Fernandes explica que bons resultados na competição poderão garantir bolsa atleta para 2019. “As atletas estão treinando forte, estão focadas e felizes com o apoio da prefeitura de São Ludgero”, enfatiza. 

Ele diz que todos os atletas da Escola Municipal de Atletismo estão cientes da carência de recursos públicos. “Sabemos do esforço que São Ludgero está fazendo para garantir a participação das atletas”, ressalta.

Gravatal tem evento de biodanza

Segue até domingo, em Gravatal, o sétimo Encontro de Ação Social e Biodanza e quarto Encontro de Educação Biocêntrica. O evento trará facilitadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Nordeste, Uruguai, Argentina, Chile, Portugal, no salão comunitário ao lado da igreja, em Termas do Gravatal.

Este evento tem o propósito de qualificar profissionais das áreas da educação, assistência social, turismo, saúde e estudantes para práticas e vivências em ações sociais pela dinâmica da Biodança e Educação Biocêntrica. O encontro é itinerante, acontece a cada dois anos, e já ocorreu em Porto Alegre, Córdoba (Argentina) e Gravatal. Esta é a terceira edição no município catarinense.

Empresário Nidal deve ter alta em breve