Morre em Itajaí o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis
Matéria via DC / Postado dia 13-06-2018

O ex-governador Antonio Carlos Konder Reis morreu no final da manhã desta terça-feira no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, aos 93 anos. Konder Reis será velado na Câmara de Vereadores de Itajaí, ainda sem horário definido, e o enterro ocorrerá no jazigo das famílias Konder e Bornhausen, no Cemitério da Fazenda.

O historiador Edison Dávilla, que era próximo do ex-governador, diz que ele estava acamado há pelo menos dois anos e vinha sofrendo um processo de enfraquecimento. Já não se movimentava ou falava, e se alimentava através de uma sonda.

Konder Reis passou o último mês internado, e no domingo foi liberado para voltar para a casa onde vivia, na Praia da Armação, em Penha. Mas teve uma piora em seu estado de saúde, e foi levado novamente ao hospital na segunda-feira.

Membro de uma linhagem de políticos itajaienses, o ex-governador era solteiro e não tinha filhos.

Antônio Carlos Konder Reis

Antonio Carlos Konder Reis foi um dos mais importantes nomes da política catarinense no século 20. Nasceu em Itajaí, em dezembro de 1924, e ingressou jovem na vida pública. Foi deputado estadual e federal, senador e governador por duas vezes, entre 1975 e 1979, e em 1995.

O ex-governador foi líder estudantil e um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN). Mais tarde, ingressaria na Aliança Renovadora Nacional (Arena). Durante a vida pública, passou pelo PDS e pelo PFL.

_ Foi um monge da vida pública _ disse nesta terça-feira Paulo Bornhausen. Seu pai, Jorge Bornhausen, era primo de Antônio Carlos Konder Reis.

 



Veja Também
Com gol de pênalti, Criciúma vence Tubarão fora de casa
Polícia faz operação para fiscalizar pesca de sardinhas e camarões no litoral de SC
Chapecoense demite Claudinei Oliveira após derrota em casa
Governadores do Sul e Sudeste declaram apoio à reforma da Previdência