Morre em Itajaí o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis
Matéria via DC / Postado dia 13-06-2018

O ex-governador Antonio Carlos Konder Reis morreu no final da manhã desta terça-feira no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, aos 93 anos. Konder Reis será velado na Câmara de Vereadores de Itajaí, ainda sem horário definido, e o enterro ocorrerá no jazigo das famílias Konder e Bornhausen, no Cemitério da Fazenda.

O historiador Edison Dávilla, que era próximo do ex-governador, diz que ele estava acamado há pelo menos dois anos e vinha sofrendo um processo de enfraquecimento. Já não se movimentava ou falava, e se alimentava através de uma sonda.

Konder Reis passou o último mês internado, e no domingo foi liberado para voltar para a casa onde vivia, na Praia da Armação, em Penha. Mas teve uma piora em seu estado de saúde, e foi levado novamente ao hospital na segunda-feira.

Membro de uma linhagem de políticos itajaienses, o ex-governador era solteiro e não tinha filhos.

Antônio Carlos Konder Reis

Antonio Carlos Konder Reis foi um dos mais importantes nomes da política catarinense no século 20. Nasceu em Itajaí, em dezembro de 1924, e ingressou jovem na vida pública. Foi deputado estadual e federal, senador e governador por duas vezes, entre 1975 e 1979, e em 1995.

O ex-governador foi líder estudantil e um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN). Mais tarde, ingressaria na Aliança Renovadora Nacional (Arena). Durante a vida pública, passou pelo PDS e pelo PFL.

_ Foi um monge da vida pública _ disse nesta terça-feira Paulo Bornhausen. Seu pai, Jorge Bornhausen, era primo de Antônio Carlos Konder Reis.

 



Veja Também
Vasco demite Jorginho após apenas dez partidas
Hercílio Luz terá escolinha de futebol em Capivari

Com a intenção de fortalecer as categorias de base no ano do centenário, o Hercílio Luz oficializou ontem sua primeira escolinha de futebol fora de Tubarão. Ela ficará em Capivari de Baixo, e faz parte de um projeto que pretende levar escolinhas a todas as cidades da região.

O Núcleo Capivari de Baixo, como é chamado pelo clube, funcionará junto da Kapiva Soccer. A empresa é de propriedade da família Stang, e já tem uma escolinha para meninos com idade entre seis e 14 anos em funcionamento há quatro anos. A coordenação e administração são feitas por Ricardo e Lucas Stang.

Com a parceria com o clube de Tubarão, a intenção é que os meninos tenham uma oportunidade a mais, passando a integrar, depois, o time Sub-15 do Hercílio Luz.

De acordo com a diretoria, o projeto é o primeiro passo para o novo ciclo do Hercílio Luz, que quer investir forte nas bases e tornar o clube e a região uma referência na formação de atletas. O treinador do time será o professor Muriel Foizer. 

Para marcar a oficialização da Escolinha Hercílio Luz FC - Núcleo Capivari de Baixo, um jogo amistoso será realizado no dia 18 de agosto, às 11h. Ainda neste ano, a meta é abrir outros núcleos na Amurel. Neste primeiro momento, Pescaria Brava, Gravatal e Laguna são possibilidades.

Criada a semana de humanização do parto
Tubarão Futsal joga hoje com o Concordia