Convênio para usina termosolar será assinado
Matéria via DS / Postado dia 16-05-2018

Laguna foi escolhida para receber a primeira Usina Termosolar do Brasil, através de recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), intermediada pela Eletrosul. A assinatura do convênio com a Eletrosul para a execução do projeto será realizada nesta sexta-feira, às 11h, no gabinete do prefeito Mauro Candemil.

A confirmação aconteceu no mês passado, com a divulgação da empresa vencedora da licitação que executará o projeto, além da definição do local onde será instalada.

O prefeito anunciou que a usina será instalada no loteamento Santa Clara, na localidade da Caputera, numa área do município de 29 mil metros quadrados. Um equipe técnica de consultoria e projetista, além de diretores da Eletrosul, estiveram visitando o local.

Segundo a assessoria de comunicação da Eletrosul, esse projeto experimental tem como objetivo avaliar a eficiência dessa tecnologia da usina termosolar, além de fomentar a nacionalização desta tecnologia através da capacitação de universitários, para que empresas brasileiras produzam os materiais e máquinas necessárias a este tipo de usina. Atualmente, tudo é importado.

“Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastecer a ponte de Laguna. Assim, resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, explica Candemil.

A usina ocupará uma área de aproximadamente 1,5 hectare. O investimento será em torno de R$ 15 milhões, com recursos já destinados através do P&D Aneel.



Veja Também
Florianópolis Justiça decreta prisão de mulher suspeita de matar marido coronel da PM
Família de brasileiros mortos no Chile pretende fazer velório coletivo em SC
Previsão Tempo fica instável com aberturas de sol e nuvens nesta sexta-feira em SC
Reta final do Estadual serve de inspiração para time