Leite humano doado pode salvar vidas
Matéria via DS / Postado dia 16-05-2018

No próximo sábado é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Além dessa data, Santa Catarina tem também a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. A finalidade das duas datas busca sensibilizar a população para a crescente demanda por leite humano como forma de garantir a sobrevivência de bebês prematuros internados em UTI neonatais, cujas mães não conseguem suprir as necessidades dos filhos.

Em Tubarão, o Banco de Leite Humano existe desde o ano 2000, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, e foi responsável pelo título de Hospital Amigo da Criança, conquistado pelo HNSC. 

De acordo com Katiane Baschirotto Dorigon Coral, coordenadora do Centro Materno Infantil do HNSC, o estoque hoje no banco atende à demanda, porém mais doações são sempre bem-vindas. “Não está faltando, mas também não está sobrando. Hoje, atendemos em média dez bebês por dia com o leite humano doado. Isso salva a vida deles”, destaca. “Temos aproximadamente 50 doadoras cadastradas”, pontua.

Para Carla Antônio Vieira, mãe de um bebê que está recebendo leite humano, o trabalho do banco de leite e a doação 
realizada por outras mães é muito importante. “Está fazendo o papel que eu não estou podendo, porque eu não tenho leite e esta doação está permitindo que meu bebê receba as proteínas para poder crescer. Eu sou muito grata. Porque se não fosse o leite que ele recebeu, ele não estaria ganhando peso. Meu filho nasceu de 35 semanas e com apenas 1,9 kg. Que as doadoras continuem doando, porque ajudam muitas crianças”, conclui a mãe.


Como ser doadora

Para ser uma doadora, a mãe precisa ter leite suficiente para seu bebê e para ser doado. Então, é feito um cadastro, no qual são avaliadas as condições de saúde da doadora e é entregue o material - que inclui toca, máscara e frasco de vidro esterelizado - , para ser feita a coleta em casa. Depois de coletado o leite, é preciso congelá-lo, e então a mãe pode levá-lo ao hospital ou um funcionário do setor busca diretamente na casa da doadora.



Veja Também
Gravatal comemora medalhas no JASC
Com cinco gols em dois jogos, Conrado comemora fase do Leão
Gravatal comemora medalhas no JASC
Candidatos do PT apresentam propostas na CDL