Bombeiros alertam sobre afogamentos
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 12-01-2018

De 17 mortes por afogamento no Brasil, 12 acontecem em rios. Estes números são da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e, diante disso, o Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero alerta sobre os cuidados que as pessoas devem ter, especialmente com a chegada do verão.

No caso da região, a preocupação concentra-se no fato de menores procurarem os rios, cachoeiras e correntezas com mais frequência e também quanto à utilização de bebidas alcoólicas pelos adultos, inclusive em pescarias. Para o chefe de socorro do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, cabo Medéa, entre os agravantes na região estão a utilização de câmeras de caminhões e o descuido em relação àquilo que não é visível. “Muitos adolescentes e jovens costumam utilizar câmeras de caminhões em nossos rios de água doce, algo não aconselhável, e é preciso ter muito cuidado em relação a determinados pontos dos rios, nos quais não é possível identificar se existem buracos, galhos, entre outros”, observa.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros de São Ludgero, 2º sargento Giovane Batista Martins, é preciso que os pais fiquem atentos aos filhos no caso de menores e, para os adultos, a dica é que tomem alguns cuidados básicos ao decidirem se banhar em rios da região. “Nosso objetivo não é impedir, apenas alertar sobre os riscos e cuidados que as pessoas devem ter”, ressalta. Ele acrescenta dizendo que o Quartel de São Ludgero está à disposição de entidades, empresas e instituições de ensino em relação a agendamento para palestras sobre o tema.

Outro alerta feito é direcionado às pessoas que tentam salvar outras que estão em risco de afogamento. “O pedido é que busquem objetos flutuantes para ajudar e, no caso de afogamento, acionem o Corpo de Bombeiros, ligando para 193”, lembra o comandante.



Veja Também
ESTACIONAMENTO ROTATIVO DEVE COMEÇAR A OPERAR NO FINAL DO PRIMEIRO SEMESTRE

O estacionamento rotativo em Tubarão deve voltar a operar ainda no primeiro semestre deste ano. Pelo menos esta é a previsão do secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Alexandre Moraes. 
O secretário explica que já há uma comissão formada que acompanha o projeto, desde sua viabilidade até adequações necessárias. Os integrantes já estão discutindo o termo de referência e já foi analisado, inclusive, o número de vagas que será incluído no sistema de estacionamento rotativo.
Entre as próximas ações da comissão, segundo Alexandre, está a conclusão da planilha de viabilidade econômica, conforme solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado.
“Somente após a conclusão do termo de referência é que a prefeitura poderá lançar o edital do processo de licitação para a contratação da empresa que vai deter a concessão do serviço”, explica.
Alexandre afirma que a intenção é que os trâmites da implantação sejam concluídos e que o estacionamento rotativo passe a operar até o final deste primeiro semestre.

Dupla é presa com 990 gramas de maconha

Dois homens foram presos e encaminhados à delegacia, em Capivari de Baixo, depois de serem flagrados com 990 gramas de maconha. A droga estava dividida em porções. Conforme a Polícia Militar, policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático da PM abordaram dois ocupantes de uma motocicleta Honda/CG 150 que estavam parados em frente a um bar no bairro Alvorada.

A dupla, conhecida da polícia por tráfico na região, estava nas proximidades de um local conhecido pelo comércio de entorpecentes. Ao avistarem os policiais, um deles, um homem de 26 anos, fugiu a pé. Segundo a PM, ele carregava uma sacola grande nas mãos, a qual, durante a perseguição, tentou dispensar.

Dentro da sacola foram encontrados três torrões de maconha, totalizando as 990 gramas. O segundo ocupante da motocicleta tentou fugir, mas foi abordado e preso. Eles foram detidos, a droga apreendida e ambos encaminhados à Delegacia de Polícia.

GMT continua sem armamento
Casal é assaltado durante caminhada

Um assalto a um casal foi registrado em Imbituba. O criminoso, até então ainda não identificado, assaltou um homem e uma mulher enquanto eles caminhavam na Estrada Geral do Rosa, no bairro Ibiraquera, em Imbituba. O crime, de acordo com a Polícia Militar, foi registrado na terça-feira. 
O assaltante chegou numa motocicleta e colocou a mão na cintura, insinuando estar armado. Das vítimas foram roubados um celular, R$ 200 e uma cópia da chave do carro do casal. As guarnições realizaram rondas, porém o autor não foi localizado.