Porto doa trilha do Farol a Imbituba
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 12-01-2018

A SCPar Porto de Imbituba formalizou, recentemente, a doação do Canto da Vila e da Trilha do Farol. A área, que tem grande importância turística para o município, foi doada por comodato.

Completando cinco anos à frente da administração do Porto, o presidente Rogério Pupo, acompanhado pelo diretor comercial Marcelo Schlichting, destacou a parceria entre o Porto e a prefeitura; e a importância da área para a população, sendo justa a doação para que a administração possa geri-la.

“Nestes cinco anos, trabalhamos em diversas frentes, e uma delas foi estabelecer uma relação profícua entre o Porto e a cidade”, relatou.

O prefeito Rosenvaldo Júnior observou que este era um antigo pleito da comunidade, já que a área é uma das mais importantes para o turismo da cidade, conhecida mundialmente. “Com esta doação, o município poderá investir mais efetivamente para melhorar a infraestrutura do local com recursos próprios, melhorando o acesso e a sinalização do local, que é importante não apenas turisticamente, mas que faz parte da história de Imbituba”, pontua. 

A trilha do Farol começa no Canto da Praia da Vila, no final da área de estacionamento, e vai ladeando as instalações do Porto, mas a grande atração é no pico do morro, de onde se pode avistar toda a praia.


História do Farol

Construído no morro que divide a Praia da Vila e a Praia do Porto, o Farol está integrado ao meio ambiente. O acesso é feito por uma trilha, que propicia belas paisagens em todo o percurso. Ele serve de orientação aos navios que cruzam a costa, mas é na história do lugar que está todo seu encanto. Em 1893, Anita Garibaldi, então com 18 anos de idade, realizou na Praia do Porto sua iniciação nas batalhas ao lado de Giussepe Garibaldi. Conhecida como a “prova de fogo de Anita”, a batalha foi sangrenta e durou horas. O navio Seival foi deixado na praia e seus canhões foram levados ao alto do morro, de onde procuravam avariar os navios imperiais. A trilha do morro do Farol é um belo passeio num cenário que remete a uma das páginas mais importantes da história da Revolução Farroupilha.



Veja Também
PRF faz escolta e orienta motoristas
Jogos são adiados por causa de greve

Os reflexos da greve dos caminhoneiros fizeram com que a Federação Catarinense de Futebol (FCF) adiasse jogos das categorias de base da Série A do Campeonato Catarinense. Ao todo, são dez partidas que tiveram nova data por causa “dos inúmeros transtornos ocasionados em virtude da greve geral dos caminhoneiros no país”, conforme o comunicado da entidade. 

O departamento de competições da entidade remarcou os duelos de fim de semana para o meio da semana, na terça ou quarta-feira. Foram quatro partidas da categoria infantil e outras quatro da juvenil (os duelos ocorrem um em seguida do outro), válidas pela quarta rodada primeira fase. Previstos para este sábado, serão disputados na quarta-feira.

Já na categoria júnior, dois jogos dos três da segunda rodada do returno foram alterados. Tubarão x Avaí e Figueirense x Joinville estavam marcados para sexta-feira e foram remarcados para terça. O duelo entre Criciúma e Chapecoense foi o único mantido, porque a delegação do Verdão do Oeste já está no Sul de Santa Catarina para a partida.

Hercílio Luz

Em comum acordo com os times participantes, o departamento de competições da Federação Catarinense de Futebol adiou as partidas das três competições das categorias de base do Campeonato Catarinense Série A 2018. O Hercílio Luz participa das categorias Infantil (Sub-15) e Juvenil (Sub-17), cujos times entrariam em campo neste sábado, contra o Guarani de Palhoça, no Estádio Renato Silveira, pela 4ª rodada da 1ª Fase. Em função da greve dos caminhoneiros, as disputas foram reagendadas para quarta-feira. Na segunda-feira (28), a FCF e a diretoria dos times participantes reavaliarão as condições e confirmarão as partidas. Caso seja necessário, uma nova data poderá ser marcada. Na sexta-feira, os dois times treinaram normalmente no Aníbal Costa. No Infantil, o time do Leão do Sul ocupa a 9ª posição, enquanto no Juvenil a equipe está em 8º lugar.

Peixe encerra fase contra o Cianorte
Entrevista: “a cidade está em obras”, diz prefeito Joares