Porto doa trilha do Farol a Imbituba
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 12-01-2018

A SCPar Porto de Imbituba formalizou, recentemente, a doação do Canto da Vila e da Trilha do Farol. A área, que tem grande importância turística para o município, foi doada por comodato.

Completando cinco anos à frente da administração do Porto, o presidente Rogério Pupo, acompanhado pelo diretor comercial Marcelo Schlichting, destacou a parceria entre o Porto e a prefeitura; e a importância da área para a população, sendo justa a doação para que a administração possa geri-la.

“Nestes cinco anos, trabalhamos em diversas frentes, e uma delas foi estabelecer uma relação profícua entre o Porto e a cidade”, relatou.

O prefeito Rosenvaldo Júnior observou que este era um antigo pleito da comunidade, já que a área é uma das mais importantes para o turismo da cidade, conhecida mundialmente. “Com esta doação, o município poderá investir mais efetivamente para melhorar a infraestrutura do local com recursos próprios, melhorando o acesso e a sinalização do local, que é importante não apenas turisticamente, mas que faz parte da história de Imbituba”, pontua. 

A trilha do Farol começa no Canto da Praia da Vila, no final da área de estacionamento, e vai ladeando as instalações do Porto, mas a grande atração é no pico do morro, de onde se pode avistar toda a praia.


História do Farol

Construído no morro que divide a Praia da Vila e a Praia do Porto, o Farol está integrado ao meio ambiente. O acesso é feito por uma trilha, que propicia belas paisagens em todo o percurso. Ele serve de orientação aos navios que cruzam a costa, mas é na história do lugar que está todo seu encanto. Em 1893, Anita Garibaldi, então com 18 anos de idade, realizou na Praia do Porto sua iniciação nas batalhas ao lado de Giussepe Garibaldi. Conhecida como a “prova de fogo de Anita”, a batalha foi sangrenta e durou horas. O navio Seival foi deixado na praia e seus canhões foram levados ao alto do morro, de onde procuravam avariar os navios imperiais. A trilha do morro do Farol é um belo passeio num cenário que remete a uma das páginas mais importantes da história da Revolução Farroupilha.



Veja Também
Debutantes: dez meninas realizam um sonho
Jean retorna ao Peixe após empréstimo
Leão recebe o Flu e busca a terceira vitória seguida
Incêndio atinge empresa de Orleans

Um incêndio em uma empresa de Orleans mobilizou bombeiros da região. O fogo teve início na manhã de ontem. Inicialmente, diversas guarnições foram acionadas, pois o incêndio seria de grandes proporções. Então, se deslocaram a Orleans apoios de Tubarão, Urussanga, Braço do Norte e Criciúma.

O fogo não chegou a se espalhar como o previsto, e por isso não foi necessário o uso de todo o apoio. Dois caminhões-pipa da própria empresa foram usados para que o fogo não se alastrasse. Conforme informações, as chamas iniciaram no setor de pintura e passaram pelo exaustor, que dá vasão ao cheiro. 

O incêndio começou por volta das 11h, e não houve feridos. Apenas uma parte do telhado do galpão e o próprio exaustor foram danificados. O fogo teria iniciado, conforme os bombeiros, no momento em que o eletricista realizava a retirada da fiação do exaustor. O galpão possui uma área de aproximadamente 792 metros quadrados, e somente 1% foi queimado.