Prefeito de Jaguaruna quer construir três pontes
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 12-01-2018

Se tudo ocorrer dentro do previsto, veranistas e moradores de Jaguaruna terão, a partir do próximo verão, um acesso mais facilitado. Com a ponte de Congonhas concluída, na divisa entre Tubarão e Jaguaruna, três novas pontes de concreto devem ficar prontas até novembro, segundo o prefeito de Jaguaruna Edenilson Montini da Costa. 

O prefeito explica que o município tem problemas hoje com quatro pontes, nas localidades de Morro Azul, Pontão, Jabuticabeira e Riacho Francisco. As duas primeiras, segundo ele, já estão com recursos na ordem de R$ 750 mil garantidos pela Defesa Civil. A licitação para a obra será lançada em fevereiro. “Caso necessite acrescentarmos mais algum valor para a conclusão, colocaremos”, garante. A ponte de Morro Azul tem sete metros, e a de Pontão, 26 metros de comprimento.  

Já a ponte da Jabuticabeira, que tem 26 metros de comprimento, será construída com recursos próprios da prefeitura. De acordo com o prefeito, foi feita uma reforma nesta ponte, mas foi apenas um paliativo. “Não vamos mais manter nem construir pontes de madeira”, garante. “Ainda não fizemos o orçamento para a construção da nova ponte, mas já estamos encaminhando o projeto para depois fazermos a licitação e a obra. Mas ela sairá, com certeza”, pontua.

A quarta ponte, do Riacho Francisco, está interditada por questões estruturais, mas também será reconstruída em concreto. “Se ainda houver recursos, tentaremos construir esta ponte também este ano, caso contrário, em 2019 ela será construída”, destaca Edenilson.


Ponte de Congonhas

O trânsito sobre a ponte Sírio José Domingos, a ponte de Congonhas, na divisa entre Tubarão e Jaguaruna, foi liberado em junho do ano passado. A construção foi finalizada após a colocação do asfalto e o término das obras nas cabeceiras. Mas depois da liberação, o asfalto na cabeceira apresentou rachaduras, que receberam a devida manutenção e continua liberada para o tráfego. A história da construção da ponte começou em 2014. Sem solução para resolver o problema da passagem dos veículos, o governo do Estado assumiu a responsabilidade da obra. Foi acordado na época que as prefeituras dos dois municípios iriam construir as cabeceiras. No fim da obra, em agosto de 2015, as prefeituras, sem recursos para construir as cabeceiras, tentaram resolver, mas sem sucesso. Com isso, a construção das cabeceiras por parte das prefeituras foi suspensa pela ADR de Tubarão. O governo do Estado assumiu a responsabilidade e em fevereiro de 2016 o projeto complementar ficou pronto.



Veja Também
ESTACIONAMENTO ROTATIVO DEVE COMEÇAR A OPERAR NO FINAL DO PRIMEIRO SEMESTRE

O estacionamento rotativo em Tubarão deve voltar a operar ainda no primeiro semestre deste ano. Pelo menos esta é a previsão do secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Alexandre Moraes. 
O secretário explica que já há uma comissão formada que acompanha o projeto, desde sua viabilidade até adequações necessárias. Os integrantes já estão discutindo o termo de referência e já foi analisado, inclusive, o número de vagas que será incluído no sistema de estacionamento rotativo.
Entre as próximas ações da comissão, segundo Alexandre, está a conclusão da planilha de viabilidade econômica, conforme solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado.
“Somente após a conclusão do termo de referência é que a prefeitura poderá lançar o edital do processo de licitação para a contratação da empresa que vai deter a concessão do serviço”, explica.
Alexandre afirma que a intenção é que os trâmites da implantação sejam concluídos e que o estacionamento rotativo passe a operar até o final deste primeiro semestre.

Dupla é presa com 990 gramas de maconha

Dois homens foram presos e encaminhados à delegacia, em Capivari de Baixo, depois de serem flagrados com 990 gramas de maconha. A droga estava dividida em porções. Conforme a Polícia Militar, policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático da PM abordaram dois ocupantes de uma motocicleta Honda/CG 150 que estavam parados em frente a um bar no bairro Alvorada.

A dupla, conhecida da polícia por tráfico na região, estava nas proximidades de um local conhecido pelo comércio de entorpecentes. Ao avistarem os policiais, um deles, um homem de 26 anos, fugiu a pé. Segundo a PM, ele carregava uma sacola grande nas mãos, a qual, durante a perseguição, tentou dispensar.

Dentro da sacola foram encontrados três torrões de maconha, totalizando as 990 gramas. O segundo ocupante da motocicleta tentou fugir, mas foi abordado e preso. Eles foram detidos, a droga apreendida e ambos encaminhados à Delegacia de Polícia.

GMT continua sem armamento
Casal é assaltado durante caminhada

Um assalto a um casal foi registrado em Imbituba. O criminoso, até então ainda não identificado, assaltou um homem e uma mulher enquanto eles caminhavam na Estrada Geral do Rosa, no bairro Ibiraquera, em Imbituba. O crime, de acordo com a Polícia Militar, foi registrado na terça-feira. 
O assaltante chegou numa motocicleta e colocou a mão na cintura, insinuando estar armado. Das vítimas foram roubados um celular, R$ 200 e uma cópia da chave do carro do casal. As guarnições realizaram rondas, porém o autor não foi localizado.