Unisul deve expor todas as informações
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 06-12-2017

O projeto de lei que pretende criar a obrigatoriedade por parte da Unisul de aderir a um portal da transparência, nos moldes como já faz a prefeitura e a Câmara de Vereadores de Tubarão, por exemplo, foi aprovado na última sessão da Casa. 

De autoria de Alexandre Moraes no período em que assumiu uma cadeira na Câmara, o projeto de lei teve 14 votos favoráveis, uma abstenção e uma ausência. O próximo passo é ser sancionado pelo prefeito Joares Ponticelli para então entrar em vigor. 

No portal, segundo Alexandre, deve constar todos os atos praticados na Unisul, permitindo o acesso aos dados referentes a pagamentos de colaboradores em geral, compras e contratos de quaisquer espécies, entre demais informações. 

Segundo ele, a intenção é deixar disponíveis, para o acesso de todas as pessoas, as informações financeiras da Unisul, desde salários até contratos, como já existe no Portal da Transparência da prefeitura de Tubarão, por exemplo.  

Alexandre comemorou a aprovação do projeto de lei, porque o primeiro passo para uma gestão mais eficiente é justamente a transparência. “Este é um passo importante para a moralidade, é o melhor caminho a ser tomado. Desta forma, também são evitados, inclusive, possíveis comentários levianos, já que a partir do portal todas as informações estarão disponíveis com clareza”, destaca.

De acordo com a Câmara de Vereadores, após sancionada, existe um prazo de 30 dias para que a Unisul cumpra a determinação prevista na lei. 

A reitoria da Unisul afirma que a universidade “sempre esteve receptiva às iniciativas da sociedade que venham contribuir com uma gestão cada vez mais qualificada e transparente. Em relação à lei, muito embora o gabinete da reitoria ainda não tenha sido notificado, informamos que a universidade, a Fundação Unisul e os demais Conselhos Superiores estarão se inteirando do seu conteúdo, bem como os impactos, e se manifestarão tão logo concluírem as análises”, conclui.



Veja Também
Fiscalização é feita em lojas de Tubarão
TJ dobra indenização após acidente de trânsito
Laguna: área para usina termosolar está em estudo
Goleiro do Hercílio busca espaço no Estado