Atletas são homenageados após os Jasc
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 14-11-2017

A delegação tubaronense trouxe na bagagem da 57ª Edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 53 medalhas: 11 de ouro, 22 de prata e 20 de bronze, o que garantiu o 7° lugar geral no quadro final. Tubarão conquistou, ao todo, 56 pontos, o que representou a 9ª colocação geral.

Na segunda-feira, grande parte dos 147 integrantes da delegação que representou a cidade nas competições participou de um evento organizado pela prefeitura, na  Unisul, oportunidade em que foram homenageados pelo ótimo desempenho obtido. Essa foi a melhor campanha do município na história dos Jogos Abertos de Santa Catarina, cuja edição terminou no último sábado. No ano anterior, o município conquistou 18 medalhas.

O técnico de atletismo Marcos Paulo Huber falou em nome da delegação e ressaltou que a ascensão do município é resultado direto da continuidade dos programas Bolsa Atleta e Técnico. “Estamos muito felizes porque esse virou um programa da cidade, que tem se mantido, independentemente do prefeito. Antes de termos esses programas, era comum vermos atletas de Tubarão defendendo outras cidades, porque não tinham incentivo para defender nosso município”, atesta Marcos Paulo.

O vice-prefeito, Caio Tokarski, lembrou que o programa foi criado na gestão do prefeito Manoel Bertoncini, em 2012, ocasião em que ele respondia pela Fundação Municipal de Esporte. “Detectamos a necessidade de oferecer um incentivo aos nossos atletas e o programa foi criado. Para nossa satisfação, as gestões posteriores não só mantiveram, como ampliaram o volume de recursos”, assegura. Neste ano serão repassados um total de R$ 1,5 milhão para os 139 atletas e os 31 técnicos assistidos pelo programa.


Responsabilidade e futuro

O resultado obtido pelos atletas foi amplamente comemorado pelo prefeito Joares Ponticelli. “O número de medalhas praticamente triplicou, e isso aumenta demasiadamente nossa responsabilidade, pois no ano que vem temos que melhorar esses índices. Nós vamos continuar fazendo nossa parte no que se refere à manutenção do programa e ao pagamento em dia dos benefícios. A contrapartida de vocês é continuar se dedicando e treinando para manter os índices e conquistar novas vitórias”, frisou o prefeito.

Além dos programas de incentivo financeiro, Ponticelli destacou, ainda, que a reativação das escolinhas esportivas são, em parte, responsáveis pela formação de uma delegação tão competitiva. “Mais de 800 crianças participam das escolinhas, terras férteis para a descoberta de novos talentos. Lá estão os futuros atletas que vão manter e elevar nossos índices. As escolinhas são ainda um grande projeto de inclusão social, que ajudam a criança a preencher o tempo livre com atividades saudáveis”, observa.



Veja Também
ESTACIONAMENTO ROTATIVO DEVE COMEÇAR A OPERAR NO FINAL DO PRIMEIRO SEMESTRE

O estacionamento rotativo em Tubarão deve voltar a operar ainda no primeiro semestre deste ano. Pelo menos esta é a previsão do secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Alexandre Moraes. 
O secretário explica que já há uma comissão formada que acompanha o projeto, desde sua viabilidade até adequações necessárias. Os integrantes já estão discutindo o termo de referência e já foi analisado, inclusive, o número de vagas que será incluído no sistema de estacionamento rotativo.
Entre as próximas ações da comissão, segundo Alexandre, está a conclusão da planilha de viabilidade econômica, conforme solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado.
“Somente após a conclusão do termo de referência é que a prefeitura poderá lançar o edital do processo de licitação para a contratação da empresa que vai deter a concessão do serviço”, explica.
Alexandre afirma que a intenção é que os trâmites da implantação sejam concluídos e que o estacionamento rotativo passe a operar até o final deste primeiro semestre.

Dupla é presa com 990 gramas de maconha

Dois homens foram presos e encaminhados à delegacia, em Capivari de Baixo, depois de serem flagrados com 990 gramas de maconha. A droga estava dividida em porções. Conforme a Polícia Militar, policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático da PM abordaram dois ocupantes de uma motocicleta Honda/CG 150 que estavam parados em frente a um bar no bairro Alvorada.

A dupla, conhecida da polícia por tráfico na região, estava nas proximidades de um local conhecido pelo comércio de entorpecentes. Ao avistarem os policiais, um deles, um homem de 26 anos, fugiu a pé. Segundo a PM, ele carregava uma sacola grande nas mãos, a qual, durante a perseguição, tentou dispensar.

Dentro da sacola foram encontrados três torrões de maconha, totalizando as 990 gramas. O segundo ocupante da motocicleta tentou fugir, mas foi abordado e preso. Eles foram detidos, a droga apreendida e ambos encaminhados à Delegacia de Polícia.

GMT continua sem armamento
Casal é assaltado durante caminhada

Um assalto a um casal foi registrado em Imbituba. O criminoso, até então ainda não identificado, assaltou um homem e uma mulher enquanto eles caminhavam na Estrada Geral do Rosa, no bairro Ibiraquera, em Imbituba. O crime, de acordo com a Polícia Militar, foi registrado na terça-feira. 
O assaltante chegou numa motocicleta e colocou a mão na cintura, insinuando estar armado. Das vítimas foram roubados um celular, R$ 200 e uma cópia da chave do carro do casal. As guarnições realizaram rondas, porém o autor não foi localizado.