Atletas são homenageados após os Jasc
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 14-11-2017

A delegação tubaronense trouxe na bagagem da 57ª Edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 53 medalhas: 11 de ouro, 22 de prata e 20 de bronze, o que garantiu o 7° lugar geral no quadro final. Tubarão conquistou, ao todo, 56 pontos, o que representou a 9ª colocação geral.

Na segunda-feira, grande parte dos 147 integrantes da delegação que representou a cidade nas competições participou de um evento organizado pela prefeitura, na  Unisul, oportunidade em que foram homenageados pelo ótimo desempenho obtido. Essa foi a melhor campanha do município na história dos Jogos Abertos de Santa Catarina, cuja edição terminou no último sábado. No ano anterior, o município conquistou 18 medalhas.

O técnico de atletismo Marcos Paulo Huber falou em nome da delegação e ressaltou que a ascensão do município é resultado direto da continuidade dos programas Bolsa Atleta e Técnico. “Estamos muito felizes porque esse virou um programa da cidade, que tem se mantido, independentemente do prefeito. Antes de termos esses programas, era comum vermos atletas de Tubarão defendendo outras cidades, porque não tinham incentivo para defender nosso município”, atesta Marcos Paulo.

O vice-prefeito, Caio Tokarski, lembrou que o programa foi criado na gestão do prefeito Manoel Bertoncini, em 2012, ocasião em que ele respondia pela Fundação Municipal de Esporte. “Detectamos a necessidade de oferecer um incentivo aos nossos atletas e o programa foi criado. Para nossa satisfação, as gestões posteriores não só mantiveram, como ampliaram o volume de recursos”, assegura. Neste ano serão repassados um total de R$ 1,5 milhão para os 139 atletas e os 31 técnicos assistidos pelo programa.


Responsabilidade e futuro

O resultado obtido pelos atletas foi amplamente comemorado pelo prefeito Joares Ponticelli. “O número de medalhas praticamente triplicou, e isso aumenta demasiadamente nossa responsabilidade, pois no ano que vem temos que melhorar esses índices. Nós vamos continuar fazendo nossa parte no que se refere à manutenção do programa e ao pagamento em dia dos benefícios. A contrapartida de vocês é continuar se dedicando e treinando para manter os índices e conquistar novas vitórias”, frisou o prefeito.

Além dos programas de incentivo financeiro, Ponticelli destacou, ainda, que a reativação das escolinhas esportivas são, em parte, responsáveis pela formação de uma delegação tão competitiva. “Mais de 800 crianças participam das escolinhas, terras férteis para a descoberta de novos talentos. Lá estão os futuros atletas que vão manter e elevar nossos índices. As escolinhas são ainda um grande projeto de inclusão social, que ajudam a criança a preencher o tempo livre com atividades saudáveis”, observa.



Veja Também
PRF faz escolta e orienta motoristas
Jogos são adiados por causa de greve

Os reflexos da greve dos caminhoneiros fizeram com que a Federação Catarinense de Futebol (FCF) adiasse jogos das categorias de base da Série A do Campeonato Catarinense. Ao todo, são dez partidas que tiveram nova data por causa “dos inúmeros transtornos ocasionados em virtude da greve geral dos caminhoneiros no país”, conforme o comunicado da entidade. 

O departamento de competições da entidade remarcou os duelos de fim de semana para o meio da semana, na terça ou quarta-feira. Foram quatro partidas da categoria infantil e outras quatro da juvenil (os duelos ocorrem um em seguida do outro), válidas pela quarta rodada primeira fase. Previstos para este sábado, serão disputados na quarta-feira.

Já na categoria júnior, dois jogos dos três da segunda rodada do returno foram alterados. Tubarão x Avaí e Figueirense x Joinville estavam marcados para sexta-feira e foram remarcados para terça. O duelo entre Criciúma e Chapecoense foi o único mantido, porque a delegação do Verdão do Oeste já está no Sul de Santa Catarina para a partida.

Hercílio Luz

Em comum acordo com os times participantes, o departamento de competições da Federação Catarinense de Futebol adiou as partidas das três competições das categorias de base do Campeonato Catarinense Série A 2018. O Hercílio Luz participa das categorias Infantil (Sub-15) e Juvenil (Sub-17), cujos times entrariam em campo neste sábado, contra o Guarani de Palhoça, no Estádio Renato Silveira, pela 4ª rodada da 1ª Fase. Em função da greve dos caminhoneiros, as disputas foram reagendadas para quarta-feira. Na segunda-feira (28), a FCF e a diretoria dos times participantes reavaliarão as condições e confirmarão as partidas. Caso seja necessário, uma nova data poderá ser marcada. Na sexta-feira, os dois times treinaram normalmente no Aníbal Costa. No Infantil, o time do Leão do Sul ocupa a 9ª posição, enquanto no Juvenil a equipe está em 8º lugar.

Peixe encerra fase contra o Cianorte
Entrevista: “a cidade está em obras”, diz prefeito Joares