Campeonato de Ondas Grandes tem prévia na praia do Cardoso
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 12-08-2017

A praia do Cardoso, em Laguna, recebeu visitantes na manhã desta sexta-feira para a prévia do Campeonato de Surfe Mormaii Big Wave Challenge 2017. Populares foram até a praia para acompanhar o desempenho dos surfistas, diante de ondas de três a quatro metros.

O período de espera da competição iniciou no dia 8 deste mês e segue até 30 de novembro. Dentro desse prazo, a organização fica encarregada de escolher um único dia para sua realização. O critério de escolha se dá mediante acompanhamento dos gráficos de previsão pela internet, com prazo médio de três a cinco dias de antecedência para o sinal verde.

Durante a prévia desta sexta-feira, nas séries de ondas gigantes, o destaque ficou por conta do surfista Fábio Gouveia, radicado em Florianópolis.

De acordo com a organização do campeonato, surfistas estrangeiros e mais conhecidos não puderam comparecer, pois precisam de pelo menos sete dias para chegar ao Estado. Entre eles, estão o lendário australiano Ross Clarke Jones e o inglês Andrew Cotton. A expectativa inicial era de que os brasileiros Everaldo Pato, Carlos Burle e Pedro Calado também comparecessem ao evento.

O Mormaii Big Wave Challenge 2017 é chancelado pela WSL e distribuirá R$ 50 mil de premiação em dinheiro aos competidores. A competição pode ser acompanha ao vivo pela internet, no endereço na página do Facebook da Mormaii.



Veja Também
Criciúma sai na frente, mas cede empate ao Oeste no Heriberto Hülse
Chapecoense surpreende fora de casa e vence o Palmeiras
Unisul lança programa nesta semana com diversos eventos

Entre hoje e o próximo sábado, a Unisul lança o Programa Unisul de Educação em Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais. Para marcar o lançamento institucional, os campi produziram uma programação com eventos diversos: exposições, palestras, mostras, entre outros. A programação é aberta ao público externo e a entrada é gratuita.
Atuando na promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos, o programa, por meio de projetos, pesquisas e campanhas comunitárias, constrói e dissemina a cultura de respeito aos direitos humanos e das relações étnico-raciais, formando cidadãos para uma sociedade livre, democrática e de respeito às diferenças étnica, cultural, religiosa, de gênero, de orientação sexual e de opção política. “Este programa aproxima ainda mais a Unisul da comunidade externa, com uma educação que efetivamente contribui para a melhoria da vida em sociedade”, destaca o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt.
O movimento se efetiva por meio de ações desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária. Estas ações são integradas, porém descentralizadas no âmbito das direções e gerências dos campi, promovendo a transversalidade dos temas do programa na universidade. Assim como a educação, o programa também é um processo dinâmico, em permanente construção, e está aberto a reflexões, debates e reformulações.

Jovem de 23 anos é atingido por tiros em Treze de Maio

Um jovem de 23 anos foi atingido por sete tiros durante tentativa de homicício. O crime ocorreu na madrugada de sábado, em Treze de Maio, na estrada geral da comunidade de São João de Urussanga Baixa.
De acordo com a polícia, o jovem foi encaminhado ao hospital de Treze de Maio por volta das 5h, sendo transferido, em seguida, para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, em virtude dos ferimentos graves. O jovem foi atingido na cabeça, braço e tórax (costas). 
Segundo familiares, ele estava retornando para casa de motocicleta quando foi atingido pelos disparos. A motivação do crime ainda é desconhecida e investigada pela polícia, que está também buscando informações sobre os suspeitos.
Até o fechamento desta edição, a vítima seguia internada e seu estado de saúde permanecia o mesmo.