Especial: filhos seguem mesma profissão do pai
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 12-08-2017

Ainda crianças, os irmãos Rafael e Renato Souza de Medeiros costumavam ajudar o pai, João Orlando de Medeiros, no trabalho. Com isso, João Cabeleireiro, como é conhecido em Tubarão, influenciou sem querer na escolha da profissão dos filhos, que hoje atuam na área. 

João conta que os filhos ganhavam alguns trocados, quando criança, ao ajudá-lo. “Eles me auxiliavam e hoje seguem a minha profissão, apesar de serem formados em áreas diferentes - um em administração e outro em educação física. O mais velho, Rodrigo, é ex-cabeleireiro, pois decidiu trabalhar na Celesc, mas atuou dos 17 aos 22 anos. Já Rafael e Renato continuam até hoje e gostam do que fazem, sentem amor pela profissão”, ressalta o pai, orgulhoso.

Os filhos, inclusive, aprenderam a cortar cabelo com o próprio João. “Meu pai (avô de Renato e Rafael) sempre dizia: ‘aprenda uma profissão’. Fiz cursos em São Paulo e comecei a trabalhar em barbearia. Quando meus filhos decidiram atuar na área, fui eu quem os ensinou. O engraçado é que quando crianças, eles eram meus auxiliares. Hoje esse papel se inverteu: eu sou o ajudante”, revela João.

Para o filho Rafael, a dedicação, humildade e confiança que o pai transmitia no trabalho foram os incentivos para seguirem a mesma carreira. “O que nos levou a seguir a profissão do pai foi por perceber nele a vontade de fazer o que ele gosta, com toda dedicação, humildade e principalmente a confiança e amizade que transmite aos clientes. Por isso, esse personagem do João barbeiro é tão marcante para nós, assim como para quem o conhece”, afirma.

Segundo o filho, João sempre foi e é muito conhecido na cidade. “Quando éramos pequenos, ficávamos espantados com a quantidade de gente que o conhecia. Em todo lugar, era normal ouvirmos: ‘teu pai é uma figura’ ou ‘esse é o filho do João barbeiro’. E até hoje é assim. Meu pai é uma lenda vida”, diz.

“Estou nessa profissão há 18 anos e meu irmão Renato, há 14. No início, enquanto nosso pai atendia os clientes, nós observávamos seu comportamento, a maneira de atender, seu jeito de manusear a tesoura e a navalha. Mas o incrível é como ele trata o cliente. É sempre com aquele carinho de  um amigo. Temos orgulho do pai que temos”, acrescenta Rafael.

Comércio estará aberto neste sábado até as 17h

Quem ainda não escolheu o presente para o Dia dos Pais, tem neste sábado a oportunidade de comprar com mais tempo, com o comércio de Tubarão ficando aberto das 9h às 17h. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de aumento nas vendas em torno de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Alguns fatores são apontados para se chegar a este percentual, mas dois estão sendo fundamentais para o otimismo dos lojistas: o Liquida Tubarão e a campanha “Meu Pai Merece”, que vai dar dez kits de ferramentas da Delupo e dez jantares do Restaurante Caçula. A campanha vai até o dia 16, próxima quarta-feira, quando acontece o sorteio pela Loteria Federal. A entrega dos prêmios será no dia seguinte, na sede da CDL, mas à noite o resultado já estará no Facebook da entidade lojista.

Para participar da campanha, a cada R$ 100,00 em compras nas lojas participantes, o cliente recebe um número da sorte e se cadastra no banner da campanha no site da CDL e passa a concorrer aos prêmios.

Além disso, atrações foram preparadas para contemplar todas as idades, fazendo do sábado um dia especial de lazer, com o oferecimento de vários serviços e atrações e, para a criançada, os brinquedos infláveis e piscina de bolinhas estarão disponibilizados, tudo gratuitamente.

Haverá corte de cabelo pelo Senac, teste de HGT e pressão arterial pela Pró Vida. Tem ainda orientações sobre saúde bucal pela Fundação Municipal de Saúde que também fará a campanha da hepatite, bem como outras atividades.

Dia dos Pais

No Brasil, o Dia dos Pais  é comemorado no segundo domingo de agosto, mas já foi celebrado fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; e na Rússia, no dia 23 de fevereiro. O dia passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos. Lá, comemoraram pela primeira vez em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart. Já no Brasil, o Dia dos Pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto.



Veja Também
Criciúma sai na frente, mas cede empate ao Oeste no Heriberto Hülse
Chapecoense surpreende fora de casa e vence o Palmeiras
Unisul lança programa nesta semana com diversos eventos

Entre hoje e o próximo sábado, a Unisul lança o Programa Unisul de Educação em Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais. Para marcar o lançamento institucional, os campi produziram uma programação com eventos diversos: exposições, palestras, mostras, entre outros. A programação é aberta ao público externo e a entrada é gratuita.
Atuando na promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos, o programa, por meio de projetos, pesquisas e campanhas comunitárias, constrói e dissemina a cultura de respeito aos direitos humanos e das relações étnico-raciais, formando cidadãos para uma sociedade livre, democrática e de respeito às diferenças étnica, cultural, religiosa, de gênero, de orientação sexual e de opção política. “Este programa aproxima ainda mais a Unisul da comunidade externa, com uma educação que efetivamente contribui para a melhoria da vida em sociedade”, destaca o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt.
O movimento se efetiva por meio de ações desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária. Estas ações são integradas, porém descentralizadas no âmbito das direções e gerências dos campi, promovendo a transversalidade dos temas do programa na universidade. Assim como a educação, o programa também é um processo dinâmico, em permanente construção, e está aberto a reflexões, debates e reformulações.

Jovem de 23 anos é atingido por tiros em Treze de Maio

Um jovem de 23 anos foi atingido por sete tiros durante tentativa de homicício. O crime ocorreu na madrugada de sábado, em Treze de Maio, na estrada geral da comunidade de São João de Urussanga Baixa.
De acordo com a polícia, o jovem foi encaminhado ao hospital de Treze de Maio por volta das 5h, sendo transferido, em seguida, para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, em virtude dos ferimentos graves. O jovem foi atingido na cabeça, braço e tórax (costas). 
Segundo familiares, ele estava retornando para casa de motocicleta quando foi atingido pelos disparos. A motivação do crime ainda é desconhecida e investigada pela polícia, que está também buscando informações sobre os suspeitos.
Até o fechamento desta edição, a vítima seguia internada e seu estado de saúde permanecia o mesmo.