Missa marca 70 anos do Colégio Dehon
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 12-08-2017

O Colégio Dehon completa 70 anos em 2017 e, às 19h deste sábado, haverá missa de ação de graças na Catedral de Tubarão para celebrar o aniversário. Com mais de 2 mil alunos matriculados, o colégio de Tubarão é considerado um dos maiores do Estado.

Nascido com nome de Ginásio Sagrado Coração de Jesus, as primeiras aulas aconteceram no dia 1º de março de 1947, mesmo em meio às obras. A demanda pelo 2º Ciclo de Estudos (atual ensino médio) fez com que fosse incluído em 1957, alterando o nome para Colégio Dehon, homenagem ao fundador da Congregação dos Padres Sagrado Coração de Jesus, padre Leão João Dehon.

Em 1971, a Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (Fessc), atual Unisul, adquiriu o patrimônio do colégio e passou a primar também pela educação básica. No mesmo ano, criaram-se os cursos de técnico em Química e técnico em Estatística. Em 1974, pelo fatídico da enchente, o Colégio Dehon cedeu espaço físico para uma escola particular que atendia do pré-escolar até a 4ª série - até então o Dehon oferecia do 5º ano até o 2º grau. Em 1976, a escola particular foi incorporada e o Dehon inaugurou nova ala abrigando o ensino infantil e fundamental. Em 1979, formando parceria com outras instituições, adota apostilas de pré-vestibular.

Hoje, o Dehon oferece desde a educação infantil até o pré-vestibular. O ensino infantil tem funcionamento em horário integral, onde as crianças participam de diversas atividades o dia inteiro. No ensino médio, além dos Terapeutas da Alegria, há projetos relacionados à arte, à culinária, à música, à dança, ao esporte, intercâmbios, viagens, entre outros.

Apesar do cenário de crise, nos últimos cinco anos o Colégio Dehon ampliou de 1 mil alunos matriculados para 2 mil, sendo considerado, inclusive, como um dos maiores colégios do Estado de Santa Catarina.


Sonho e realização

Maria Nilceia Juncklaus Preis foi orientadora educacional, professora e coordenadora pedagógica no período de 1985 até 1992. “Neste ambiente de constante efervescência, as sementes são lançadas diariamente e germinam com a vitalidade dos que sabem construir as bases de um cidadão ético”, enfatiza Nilceia, que atualmente faz trabalhos voluntários em instituições que se dedicam ao próximo e produz artesanatos.

O diretor do Colégio Dehon, professor José Antônio Matiolla, acredita que os idealizadores desta ideia de sucesso não faziam ideia até onde o sonho alcançaria. “Fazer parte destes 70 anos é olhar para trás com gratidão por todos aqueles que apostaram sendo professores, funcionários, alunos, sendo pais da comunidade Dehon”, conclui Matiolla.



Veja Também
ESTACIONAMENTO ROTATIVO DEVE COMEÇAR A OPERAR NO FINAL DO PRIMEIRO SEMESTRE

O estacionamento rotativo em Tubarão deve voltar a operar ainda no primeiro semestre deste ano. Pelo menos esta é a previsão do secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Alexandre Moraes. 
O secretário explica que já há uma comissão formada que acompanha o projeto, desde sua viabilidade até adequações necessárias. Os integrantes já estão discutindo o termo de referência e já foi analisado, inclusive, o número de vagas que será incluído no sistema de estacionamento rotativo.
Entre as próximas ações da comissão, segundo Alexandre, está a conclusão da planilha de viabilidade econômica, conforme solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado.
“Somente após a conclusão do termo de referência é que a prefeitura poderá lançar o edital do processo de licitação para a contratação da empresa que vai deter a concessão do serviço”, explica.
Alexandre afirma que a intenção é que os trâmites da implantação sejam concluídos e que o estacionamento rotativo passe a operar até o final deste primeiro semestre.

Dupla é presa com 990 gramas de maconha

Dois homens foram presos e encaminhados à delegacia, em Capivari de Baixo, depois de serem flagrados com 990 gramas de maconha. A droga estava dividida em porções. Conforme a Polícia Militar, policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático da PM abordaram dois ocupantes de uma motocicleta Honda/CG 150 que estavam parados em frente a um bar no bairro Alvorada.

A dupla, conhecida da polícia por tráfico na região, estava nas proximidades de um local conhecido pelo comércio de entorpecentes. Ao avistarem os policiais, um deles, um homem de 26 anos, fugiu a pé. Segundo a PM, ele carregava uma sacola grande nas mãos, a qual, durante a perseguição, tentou dispensar.

Dentro da sacola foram encontrados três torrões de maconha, totalizando as 990 gramas. O segundo ocupante da motocicleta tentou fugir, mas foi abordado e preso. Eles foram detidos, a droga apreendida e ambos encaminhados à Delegacia de Polícia.

GMT continua sem armamento
Casal é assaltado durante caminhada

Um assalto a um casal foi registrado em Imbituba. O criminoso, até então ainda não identificado, assaltou um homem e uma mulher enquanto eles caminhavam na Estrada Geral do Rosa, no bairro Ibiraquera, em Imbituba. O crime, de acordo com a Polícia Militar, foi registrado na terça-feira. 
O assaltante chegou numa motocicleta e colocou a mão na cintura, insinuando estar armado. Das vítimas foram roubados um celular, R$ 200 e uma cópia da chave do carro do casal. As guarnições realizaram rondas, porém o autor não foi localizado.