Ondas grandes, estragos e 7 tripulantes desaparecidos
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 12-08-2017

Buscas no litoral Sul do Rio Grande do Sul estão sendo realizadas por equipes da Marinha após o aviso sobre o desaparecimento de uma embarcação no mar de Rio Grande, na manhã desta sexta-feira.

Conforme a assessoria de imprensa do órgão, o aviso foi feito por tripulantes de outro barco que navegava próximo e perdeu a embarcação de vista ainda na madrugada. No barco que sumiu, que seria de pesca, havia sete tripulantes.

Ainda de acordo com a Marinha, a embarcação tem inscrição em Laguna. A embarcação desaparecida teria sido vista pela última vez a 15 quilômetros da costa. O aviso foi espalhado via rádio na região.

Em nota, a Marinha explicou que mobilizou um navio, um helicóptero e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) nas buscas. Até o fechamento desta edição, ainda não havia informações sobre o barco de pesca ou sobre os sete tripulantes desaparecidos.


Rebocador de balsa vira

O rebocador da balsa, em Laguna, tombou por volta das 13h de sexta-feira. O Corpo de Bombeiros da foi acionado para atender a ocorrência.

A Laguna Navegação, que administra a balsa, confirmou o fato, no entanto, a informação de funcionários era de que não poderiam repassar mais detalhes.

De acordo com os bombeiros, o condutor da balsa passa bem. Portos de Imbituba e Laguna foram fechados por conta das condições da maré.


Ondas gigantes

Até este domingo segue o alerta para o mar. Há previsão de ondas gigantes, na casa de três a quatro metros. A navegação de embarcações de pequeno e médio porte não é aconselhada. O que mais chama atenção de meteorologistas é a quantidade de dias com ondas muito grandes. A intensidade dessa ressaca não chega ser fora dos padrões. O fato de ter dois sistemas meteorológicos atuando no mar, o ciclone e a alta pressão, ajuda a explicar a maior quantidade de dias em que o fenômeno ocorre. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco de alagamentos até domingo devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense, devido à influência da maré viva (maré de sizígia).



Veja Também
Criciúma sai na frente, mas cede empate ao Oeste no Heriberto Hülse
Chapecoense surpreende fora de casa e vence o Palmeiras
Unisul lança programa nesta semana com diversos eventos

Entre hoje e o próximo sábado, a Unisul lança o Programa Unisul de Educação em Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais. Para marcar o lançamento institucional, os campi produziram uma programação com eventos diversos: exposições, palestras, mostras, entre outros. A programação é aberta ao público externo e a entrada é gratuita.
Atuando na promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos, o programa, por meio de projetos, pesquisas e campanhas comunitárias, constrói e dissemina a cultura de respeito aos direitos humanos e das relações étnico-raciais, formando cidadãos para uma sociedade livre, democrática e de respeito às diferenças étnica, cultural, religiosa, de gênero, de orientação sexual e de opção política. “Este programa aproxima ainda mais a Unisul da comunidade externa, com uma educação que efetivamente contribui para a melhoria da vida em sociedade”, destaca o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt.
O movimento se efetiva por meio de ações desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária. Estas ações são integradas, porém descentralizadas no âmbito das direções e gerências dos campi, promovendo a transversalidade dos temas do programa na universidade. Assim como a educação, o programa também é um processo dinâmico, em permanente construção, e está aberto a reflexões, debates e reformulações.

Jovem de 23 anos é atingido por tiros em Treze de Maio

Um jovem de 23 anos foi atingido por sete tiros durante tentativa de homicício. O crime ocorreu na madrugada de sábado, em Treze de Maio, na estrada geral da comunidade de São João de Urussanga Baixa.
De acordo com a polícia, o jovem foi encaminhado ao hospital de Treze de Maio por volta das 5h, sendo transferido, em seguida, para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, em virtude dos ferimentos graves. O jovem foi atingido na cabeça, braço e tórax (costas). 
Segundo familiares, ele estava retornando para casa de motocicleta quando foi atingido pelos disparos. A motivação do crime ainda é desconhecida e investigada pela polícia, que está também buscando informações sobre os suspeitos.
Até o fechamento desta edição, a vítima seguia internada e seu estado de saúde permanecia o mesmo.