Tubaronense se destaca com trabalho em mosaicos
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 19-05-2017

Paisagens, desenhos abstratos, escudos de times de futebol. Estes são alguns dos temas usados pelo tubaronense Francisco de Assis Silva, de 55 anos, para a produção de mosaicos com cerâmica. O trabalho dele, produzido na Cidade Azul, já foi enviado para diversas partes do país.

Francisco conta que a produção começou há pouco mais de 15 anos, como um hobby. “Refiz um mosaico que tinha feito com papel, quando ainda era estudante, da Catedral de Tubarão. A partir daí comecei a tomar gosto e a realizar esse trabalho regularmente”, lembra.

Os mosaicos com símbolos de times de futebol são os mais solicitados. “O primeiro que eu fiz foi do Ferroviário, antigo time de futebol de Tubarão. O trabalho caiu no gosto das pessoas e acabei fazendo vários outros em seguida”, conta.

Da cidade, a Liga Tubaronense de Futebol e o Hercílio Luz já foram homenageados com mosaicos. “Agora quero fazer um do Atlético Tubarão”, revela Francisco.

Ainda no esporte, Flamengo, Botafogo, Fluminense e Grêmio são outros clubes que tiveram os emblemas registrados em cerâmica. “As pessoas também costumam pedir escudos personalizados, com o nome do torcedor”, diz.

O trabalho já ganhou capas de livros – quatro obras da Editora Unisul trazem em suas capas mosaicos feitos por Francisco – e foi enviado para outros Estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia.

Geralmente, cada mosaico leva em torno de 30 dias para ficar pronto, já que a atividade continua sendo um hobby para Francisco, que se dedica à arte apenas nos fins de semana.

Ele também destaca que os trabalhos têm como diferencial o fato de todos os pisos e azulejos usados serem lixados, para que não ofereçam riscos. “Se não for lixado, o piso cerâmico pode machucar, cortar”, comenta.

Para saber mais sobre o trabalho, basta acessar o site www.elo7.com.br/mosaikikos/produtos.



Veja Também
SC registra temperaturas negativas pelo sexto dia seguido
Delegação viaja para Joguinhos

A delegação tubaronense que vai participar da fase estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina embarca na manhã deste sábado rumo à cidade de Caçador, sede da competição.

Ao todo, 81 municípios confirmaram a participação na etapa. Tubarão contará com uma delegação composta por 130 pessoas, divididas nas modalidades de Handebol, Futsal, Atletismo, Karate, Judô e equipe de apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME).

A cerimônia de abertura será realizada no Ginásio do Sesi, na noite de sábado, e as competições têm início no domingo.

Federação confirma a realização da Copa SC

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou a realização da Copa Santa Catarina 2017. Representantes dos dez clubes que participaram do Catarinense deste ano, entre eles o Atlético Tubarão, reúnem-se na segunda-feira,  na sede da entidade, para definir a forma de disputa da competição.

A FCF irá propor para que a Copa SC 2017 inicie no dia 1º de outubro. O principal atrativo da competição é uma vaga destinada ao campeão na Copa do Brasil 2018.

A respeito da vaga na Copa do Brasil, a FCF informou que é  a 5ª colocação no Ranking Nacional de Federações da CBF, com 35.720 pontos. O Estado tem direito a quatro vagas na Copa do Brasil, e as três primeiras foram definidas na classificação do Catarinense: Chapecoense, campeã, Avaí, vice-campeão, e Criciúma, terceiro colocado.

Independentemente do formato de disputa, caso o campeão da Copa SC 2017 seja um dos clubes já detentores da vaga, uma equipe que não tenha a participação assegurada na competição nacional será indicada pelo critério técnico.

O gerente do Departamento de Competições da FCF, Fábio Marcel Nogueira, falou sobre a expectativa da Copa Santa Catarina 2017.

“A Copa Santa Catarina volta ao calendário de competições após três anos e volta com imensa motivação para os clubes, já que garante uma vaga na Copa do Brasil em 2018. Vamos aguardar o número de clubes para idealizarmos uma forma de disputa interessante”, comentou.

Durante a semana, de olho no campeonato, o Peixe já anunciou a contratação de três reforços. O técnico Waguinho Dias, que comandou o time na Série A estadual, também já foi confirmado.

Hercílio confia no ataque para buscar vitória