Lanús aciona Conmebol para reverter derrota para a Chapecoense pela Libertadores
Matéria via DC / Postado dia 19-05-2017

O Lanús apresentou à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) uma reclamação formal pela escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio, da Chapecoense, no jogo entre as duas equipes na última quarta-feira, em Buenos Aires, pela Copa Libertadores. A equipe argentina tenta reverter a derrota por 2 a 1 com base no regulamento disciplinar da entidade, que prevê a aplicação de uma derrota por 3 a 0 para o clube autor da infração.

Em contato com o Estado de S. Paulo, a equipe argentina afirmou já ter acionado a Conmebol pelo seu presidente, Nicolás Russo. Caso se confirme a alteração do resultado de uma vitória da Chapecoense para a declaração de uma derrota, a equipe catarinense não terá mais chances de se classificar para as oitavas de final da competição. O site oficial da entidade, porém, ainda mostra a tabela com a contagem do resultado de 2 a 1.

A diretoria do Lanús se apressou em fazer a reclamação pois em caso de vitória, o time estará classificado para a próxima fase. Além disso, o regulamento disciplinar da Conmebol afirma que o prazo para uma equipe contestar a escalação irregular de um jogador é de até 24 horas após o término o apito final. O jogo em Buenos Aires acabou por volta das 23h50min desta quarta.

A Conmebol explicou que ainda não há uma definição sobre o tema porque é necessário o Comitê Disciplinar da entidade receber a súmula do árbitro e relatórios do delegado da partida. A entidade garante ter enviado à Chapecoense por e-mail o aviso da suspensão do zagueiro Luiz Otávio por três partidas, informação que é negada pelo clube.

O presidente do time catarinense, Plínio David de Nês Filho, o Maninho, disse em entrevista coletiva em Buenos Aires ter provas de que o clube não recebeu e-mail sobre a punição de três jogos aplicada ao zagueiro pela expulsão na derrota por 3 a 0 para o Nacional, em Montevidéu. O dirigente explicou que Luiz Otávio foi liberado para o jogo em Buenos Aires porque cumpriu a suspensão automática na final da Recopa Sul-Americana, na semana passada, contra o Atlético Nacional.

- Estamos convictos da nossa decisão. O jogador que entrou em campo estava dentro do regulamento e não temos nada a declarar além disso. Estamos tranquilos com essa decisão, que foi minha como presidente do clube - afirmou.

Deixando de lado o imbróglio, a Chapecoense ocupa o terceiro lugar do Grupo 7 da Libertadores com sete pontos, mas só depende das suas forças para avançar às oitavas de final na rodada final da chave, na próxima terça-feira, quando o time vai receber o venezuelano Zulia. Neste sábado, a equipe vai encarar, também na Arena Condá, em Chapecó (SC), o Palmeiras, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.



Veja Também
Certidões de nascimento, casamento e óbito mudam a partir de hoje
Laguna: hospital passa por dificuldade financeira
Semana deve ser de tempo bom

Com sol e temperatura um pouco mais quente, a semana começou marcando 12ºC. Conforme a Epagri/Ciram, a semana também deve ser de tempo bom. 

Em geral, as máximas devem sempre se aproximar dos 30ºC, com exceção de quarta-feira, quando uma frente fria, que vai passar pela região, deve baixar um pouco a temperatura. Nesta semana deve chover apenas na tarde de terça-feira e na quarta-feira pela manhã.

Na praia, o mar é calmo nesta segunda e terça-feira, e começa a ficar agitado a partir de quarta-feira, devido ao vento sul. Importante ressaltar que, em uma previsão alongada, há boas notícias em relação à chuva. Até o dia 5 de dezembro haverá chuvas mais frequentes. Vai predominar o tempo bom, mas com pouco espaço entre os dias de chuva, o que é essencial pra manter o solo irrigado, principalmente para a agricultura.

Na região, o dia hoje deve ser de sol com muitas nuvens e termômetros variando entre 20ºC e 26ºC. Amanhã, pode ocorrer chuva, melhorando no decorrer do dia. A máxima será de 25ºC, e a mínima, de 18ºC. Na quinta-feira, o sol reaparece, com temperatura variando entre 17ºC e 26ºC.

As temperaturas também serão boas na sexta-feira, de acordo com a previsão, podendo chegar a 27ºC. A mínima neste dia deve ser de 19ºC, com sol entre algumas nuvens.

Falta recursos para evitar novos deslizamentos na Serra