Mais de 40 mil pessoas são esperadas em festival
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 20-04-2017

Começa hoje a maior festa cultural, gastronômica e turística de Imbituba: o Festival Nacional do Camarão, que está na 18ª edição. Mais de 40 mil pessoas são esperadas em todos os dias de evento.

Com área coberta, shows gratuitos, restaurantes servindo o tradicional camarão, ações por toda a cidade, solidariedade e diversas novidades, incluindo a feira multissetorial e gastronômica, o festival segue até domingo.

Segundo o responsável pela empresa BDE, Henrique Melo, a venda dos ingressos mostra a boa aceitação do público. “Procuramos investir em conforto com a ideia de cobrir todo o evento, de fazer uma ampla praça de alimentação com mil lugares sentados e apresentações gratuitas, além das atrações nacionais, que lançam um sucesso atrás do outro. Então, o resultado não poderia ser diferente: camarotes esgotados, mais de 8 mil ingressos de pista e área VIP vendidos. O público abraçou a ideia e garantiu seu ingresso antecipado”, revela.

O empresário Ronaldo Neves dos Santos explica que esta é a mais completa estrutura já montada para o festival em toda a sua história. “O grande diferencial são mais de 5 mil m² de estrutura coberta, diversos banheiros químicos espalhados e área de cadeiras em frente ao palco, que será estendido para a apresentação dos artistas. A cobertura também se estende à feira multissetorial e gastronômica. Esta, sem dúvida, é a mais completa estrutura montada para o evento”, conta Ronaldo, que é responsável pela estrutura de tendas.

Área gastronômica

A praça de alimentação do festival tem 250 mesas, com disponibilidade para mil pessoas sentadas. O ingrediente principal de todas as cozinhas montadas no ambiente é, claro, o camarão. Além disso, a Saint Bier irá montar uma cervejaria completa e vários food trucks compõem as opções para o público.


Thiaguinho abre a primeira noite do festival com show nacional

Na primeira noite, hoje, a animação fica por conta do cantor Thiaguinho, que é sucesso em todo o Brasil. Ele traz a Imbituba a turnê “Tardezinha” e deve receber mais de 8 mil pessoas. O ex-vocalista do Exaltasamba conquistou o Brasil com sua ousadia e promete trazer a alegria para o Festival Nacional do Camarão.

Já na noite de amanhã, no feriado de Tiradentes, a animação fica por conta do animado Nego do Borel, que atualmente é dono do hit mais ouvido no Brasil. O funkeiro gravou com Wesley Safadão e Anitta, entre outros cantores, e por onde passa tem lotado as casas de shows apresentando seu último CD, “Nego Resolve”.

Os cantores sertanejos Fernando e Sorocaba comandam a noite de sábado e prometem colocar o público para dançar ao apresentar a sua turnê de dez anos. A dupla também é empresária de vários cantores nacionais e lança um sucesso atrás do outro.

Um palco alternativo será montado no centro da praça de alimentação. Uma das atrações mais aguardadas é o comediante e músico Moriel Adriano da Costa, que interpreta um autêntico manezinho, apresentando a cultura e o sotaque da Ilha com muito humor. O conhecido personagem Mané Darci se apresenta amanhã, às 20h30, no palco cultural do festival.



Veja Também
Criciúma sai na frente, mas cede empate ao Oeste no Heriberto Hülse
Chapecoense surpreende fora de casa e vence o Palmeiras
Unisul lança programa nesta semana com diversos eventos

Entre hoje e o próximo sábado, a Unisul lança o Programa Unisul de Educação em Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-Raciais. Para marcar o lançamento institucional, os campi produziram uma programação com eventos diversos: exposições, palestras, mostras, entre outros. A programação é aberta ao público externo e a entrada é gratuita.
Atuando na promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos, o programa, por meio de projetos, pesquisas e campanhas comunitárias, constrói e dissemina a cultura de respeito aos direitos humanos e das relações étnico-raciais, formando cidadãos para uma sociedade livre, democrática e de respeito às diferenças étnica, cultural, religiosa, de gênero, de orientação sexual e de opção política. “Este programa aproxima ainda mais a Unisul da comunidade externa, com uma educação que efetivamente contribui para a melhoria da vida em sociedade”, destaca o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt.
O movimento se efetiva por meio de ações desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária. Estas ações são integradas, porém descentralizadas no âmbito das direções e gerências dos campi, promovendo a transversalidade dos temas do programa na universidade. Assim como a educação, o programa também é um processo dinâmico, em permanente construção, e está aberto a reflexões, debates e reformulações.

Jovem de 23 anos é atingido por tiros em Treze de Maio

Um jovem de 23 anos foi atingido por sete tiros durante tentativa de homicício. O crime ocorreu na madrugada de sábado, em Treze de Maio, na estrada geral da comunidade de São João de Urussanga Baixa.
De acordo com a polícia, o jovem foi encaminhado ao hospital de Treze de Maio por volta das 5h, sendo transferido, em seguida, para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, em virtude dos ferimentos graves. O jovem foi atingido na cabeça, braço e tórax (costas). 
Segundo familiares, ele estava retornando para casa de motocicleta quando foi atingido pelos disparos. A motivação do crime ainda é desconhecida e investigada pela polícia, que está também buscando informações sobre os suspeitos.
Até o fechamento desta edição, a vítima seguia internada e seu estado de saúde permanecia o mesmo.