Unidade de Vigilância em Zoonoses orienta sobre a limpeza de terrenos nesta época
Matéria via https://www.tubarao.sc.gov.br/ / Postado dia 03-12-2019

Dezembro está iniciando e a alta temperatura também. O clima quente e úmido do verão favorece o aparecimento de diversos animais peçonhentos e insetos, que podem provocar doenças sérias se não houver uma boa limpeza dentro das casas, terrenos e objetos. Com objetivo de alertar à população sobre esse perigo, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) lista orientações sobre as áreas onde se verifica a presença de certos animais.

 

Manter terrenos limpos e roçados, sem o acúmulo de entulhos ou resíduos vegetais, é o principal meio de prevenção contra animais que podem causar diversos problemas para a saúde. No entanto, outras ações importantes podem ser tomadas para impedir o aparecimento de inconvenientes deste tipo, confira orientações e insetos que podem aparecer neste período. Escorpiões

 

Os escorpiões são animais carnívoros que se alimentam de insetos e aranhas. Eles costumam se esconder em lugares escuros, sendo comum o aparecimento deles em locais com entulhos.

 

Por isso, é importante manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar; fazer a coleta e entrega do lixo de forma apropriada; não jogar lixo em terrenos baldios; eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados; evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões; remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros; entre outras coisas.

 

Rato

 

Os ratos são animais roedores que podem transmitir doenças e são atraídos por restos de alimentos, rações ou ambientes com acúmulo de papéis, sujeira ou favoráveis à criação de ninhos.

 

Mantenha os locais onde são armazenados ou preparados alimentos sempre limpos; certifique-se de fechar bem os sacos de lixo, utilize sempre lixeira com tampa e descarte o lixo somente no dia da coleta; a casa deve ser limpa pelo menos três vezes por semana; tampe os ralos da casa; deixe as rações dos pets em locais fechados; não acumule caixas de papelão e jornais; não utilize terrenos baldios ou áreas abertas para depósito de entulhos, caixas e jornais; buracos e vãos entre telhas devem ser vedados com argamassa adequada.

 

Barata

 

As baratas são insetos de hábito noturno. Elas são nocivas à saúde em função de sua capacidade potencial de transmitir doenças e devem ser evitadas.

 

Manter alimentos guardados em recipientes fechados; conservar armários e dispensas fechados; verificar frestas e cantos de armários e paredes; mantenha o lixo em recipientes fechados; remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão, jornais, revistas e lixo em locais não apropriados; manter caixas de gordura e galerias limpas e bem vedadas; colocar tampas em ralos de áreas lavadas; colocar borracha de vedação na parte inferior externa das portas; entre outras.

 

Cobra

 

As cobras controlam a população de várias pragas, incluindo camundongos, ratos, baratas e outros insetos. No entanto, muitas espécies são venenosas e algumas delas podem ser perigosas para seres humanos e animais de estimação.

 

Não depositar ou acumular lixo, entulho e materiais de construção junto às habitações; evitar que plantas trepadeiras se encostem às casas e que folhagens entrem pelo telhado ou pelo forro; limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede e terrenos baldios; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximos das residências; combater insetos, principalmente baratas (são alimentos para escorpiões e aranhas).

 

Mosquito

 

No verão, quando as chuvas e os focos de água parada são mais comuns, aumentam as taxas de reprodução de mosquitos, como o Aedes aegypti – responsável pela transmissão da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. Para evitar a replicação do mosquito, mantenha fechada as caixas d´água e outros recipientes que possam acumular água da chuva; mantenha ralos cobertos e fechados; redes de proteção nas portas e janelas da residência ou ao redor das camas evitam o contato do mosquito.

 

Aranhas

 

As aranhas comem outras pragas desagradáveis como moscas e traças, assim como outros bichos que podem transmitir doenças, como mosquitos e baratas. Mas algumas delas também podem ser perigosas.

 

Mantenha os resíduos, as plantas e o lixo afastados das paredes da casa; armazene recordações e roupas de estação em bolsas de plástico com fechos ajustados; limpar pelo menos duas vezes por semana todos os cantos da casa, inclusive o teto; instalar telas na lareira, janelas e portas que dão para o exterior; evitar o acúmulo de madeira no interior e ao redor da casa e de vegetação densa também.

 

Carrapato

 

O carrapato é um parasita que consome sangue dos animais. Ele pode ser encontrado na pele de cães, vacas, cavalos, entre outros animais.

 

Em ambientes externos, locais quentes, escuros e úmidos devem ser limpos e higienizados com frequência. Além disso, manter o terreno limpo, sem restos orgânicos e arejado dificulta a infestação. Além disso, evite matos e gramas.



Veja Também
Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PRF na BR-101
Vasco leva empate da Chapecoense em jogo de Maracanã lotado
Flamengo leva 4 a 0 do Santos e perde no Brasileiro após 29 jogos invicto
Azul inicia nova rota no Regional Sul no próximo dia 20