Toninhas são encontradas mortas em praia de SC; uma estava grávida
Matéria via https://g1.globo.com/sc/santa-catarina / Postado dia 09-10-2019

Toninhas foram encontradas mortas na Praia do Sol, em Laguna, no Sul catarinense, na tarde desta quarta-feira (9). Os cinco animais estavam enterrados na areia. Uma das toninhas estava grávida, informou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

 

A equipe foi avisada por volta das 13h20. Segundo o projeto, as toninhas, da espécie Pontoporia blainvillei, provavelmente foram capturadas acidentalmente em um rede de arrasto.

 

 

Os animais foram levados para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. Nesse local, será feito exame cadavérico para tentar descobrir com precisão as causas das mortes.

 

Segundo o projeto, a toninha é um tipo de golfinho, o menor das espécies de cetáceos. A pesca acidental é uma das principais ameaças aos animais marinhos, mesmo que não sejam o alvo da pescaria. Ao se enrolarem em uma rede, as toninhas não conseguem respirar e morrem afogadas.

 

O projeto orienta que, caso a pessoa encontre um animal marinho, vivo ou morto, entre em contato com a equipe pelo telefone 0800 642 3341.



Veja Também
Flamengo goleia Grêmio e está na final da Copa Libertadores
Ministro do STF manda soltar líder do PCC em Santa Catarina
Mulher que abandonou criança no Centro de Florianópolis é identificada
Governo pede na OEA que Venezuela se manifeste sobre óleo, diz Salles